O cartaz de divulgação do Ipem-SP sobre a celebração foi aprovado pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) para representar o Brasil mundialmente
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, representa o Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) na divulgação no Brasil dos 150 anos da Convenção do Metro, a ser celebrado no Dia Mundial da Metrologia, no próximo dia 20 de maio de 2025.
O cartaz de divulgação do Ipem-SP sobre a celebração da data foi aprovado pelo BIPM para representar o Brasil. Clique aqui para acessar a versão do Ipem-SP e dos demais países.
No dia 20 de maio do ano de 1875 foi assinada a Convenção do Metro. Nunca é demais repetir como foi importante para o comércio, para a indústria, para a agricultura, para a tecnologia, para a ciência e para a maioria das atividades humanas a criação do Sistema Métrico Decimal e a sua adoção como referência internacional em metrologia.
A metrologia está presente no dia a dia da população. Trata-se do estudo que envolve pesos e medidas de vários tipos de materiais, em todas as épocas e povos.
Hoje o Sistema Internacional de Unidades – SI, derivado do Sistema Métrico, é adotado pela quase totalidade dos países (exceto Mianmar, Libéria e Estados Unidos da América), o que tem facilitado imensamente o intercâmbio comercial, o desenvolvimento industrial e a pesquisa científica.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.