Abrapem entrevista o diretor de Metrologia Legal do Inmetro

Falar de metrologia não é uma tarefa fácil, ainda mais porque muitas pessoas não têm ideia do quanto esse tema está presente no seu dia-a-dia. Bombas de combustível, balanças, medidores de energia, termômetros e vários outros objetos estão relacionados a essa ciência e nem sempre recebem a atenção devida no que se refere à sua procedência.

Assim, para trazer luz a essa pauta, a Abrapem conversou com o diretor de metrologia legal do Inmetro, Marcelo Figueiredo Morais, que explicou como esse mercado funciona e quais modificações precisam ser realizadas para que opere em sua máxima conformidade.

Já no início do bate-papo, Morais afirma que a metrologia legal está presente na vida do cidadão o tempo inteiro, desde a hora que a gente acorda até a hora que vamos dormir.

“O que é a metrologia legal, na verdade? São as operações legais, todo o controle que as entidades fazem nos instrumentos de medir e no conteúdo quantitativo de mercadorias pré-embaladas ou pré-medidas, aquelas que são medidas fora da presença do consumidor”, explica.

Dentre outros tópicos, o diretor conta como é feito o trabalho do Instituto em parceria com os Ipems nas operações de verificação e supervisão.

Assista à entrevista clicando aqui.