ABRAPEM marca presença no segundo dia do METROLEGAL 2022

Entre os dias 9 e 10 de novembro de 2022, foi realizado o METROLEGAL 2022 – V Seminário de Metrologia Legal, com o tema “A Digitalização na Metrologia Legal”. Organizado pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp) e pelo Inmetro, o evento aconteceu no Instituto Senai de Inovação de Biotecnologia, em São Paulo, e teve a presença da ABRAPEM ao longo das palestras e debates.

 

O segundo dia começou com a “Mesa Redonda 3 – Apresentação de empresas que aplicaram a declaração de conformidade, necessidades e futuras ações.” O tema foi debatido por nomes como Luciano Esteves – Coordenador do Subcomitê de Permissionários Remesp, Marcelo Luis Figueiredo Morais – Chefe da Divisão de Articulação e Regulamentação Técnica Metrológica (DIMEL-Inmetro) e outros oradores;

 

Em seguida, Julian Haller, Cientista do PTB (Alemanha) e Engenheiro no Departamento de Metrologia da Sartorius apresentou as tendências mundiais da digitalização para o controle metrológico. Posteriormente, na Mesa Redonda 4, o debate foi sobre “AIR para permissionárias – Novas exigências para atender as demandas do setor.”

 

Na Mesa redonda 5, a pauta proposta para os especialistas conversarem foi “Demanda do setor logístico e indústria para regulamentação de instrumento de pesagem automática – Exemplo da pesagem de fluxo no porto.” Entre os comentaristas estavam Reinaldo Luiz Maria – Coordenador Engenharia de Aplicações e Marketing (Alfa Instrumentos) e Josué Plantickow Sant’Ana – Analista de Manutenção (VALE S/A).

 

Por fim, a sexta mesa redonda, que encerrou a conferência, debateu “O futuro da indústria de instrumentos de medição” com a participação de representantes de grandes corporações do segmento de metrologia como Bruno Pereira Rosas, CEO da Gilbarco Veeder-Root Brasil; Marcelo Nonaka, diretor da Omron Healthcare Brazil; Edson José Freire, vice-presidente da Toledo do Brasil Ind. de Balanças Ltda. e Clairton Araujo, CEO da Bizerba do Brasil); que apresentaram suas perspectivas sobre o tema finalizando a edição do METROLEGAL 2022.

 

*O primeiro dia do evento foi publicado na edição anterior do Boletim.

Podemos ajudar?