A ABRAPEM, fundada no mês de novembro de 2020, tem o objetivo de fortalecer o setor de metrologia em todos os estados brasileiros
Um projeto da gestão anterior do SIBAPEM, de 2018, se tornou realidade: a fundação da ABRAPEM (Associação Brasileira dos Fabricantes de Balanças, Pesos e Medidas, Permissionários e Importadores), cujo objetivo é dar mais força ao segmento de metrologia incluindo, além dos fabricantes já associados ao sindicato, automaticamente membros, os fabricantes instalados em Estados não cobertos pela entidade, empresas importadoras e permissionárias.
Apesar do projeto estar aprovado desde o ano passado, somente agora a diretoria conseguiu superar os desafios e fazer o projeto realmente acontecer através de uma reunião online presidida por Carlos Amarante, que também ocupará a cadeira de presidente da associação.
Durante o evento, Amarante destacou como os principais objetivos da ABRAPEM a defesa dos interesses das empresas do setor em geral e das associadas em particular perante todas as entidades pertinentes e a possibilidade de realizar e patrocinar seminários, cursos, feiras e eventos similares relacionados aos seus objetivos e aos interesses das suas associadas visando ao desenvolvimento da metrologia nacional.
Além disso, a ABRAPEM deverá funcionar como órgão consultivo do Poder Público; prestar assistência às empresas associadas visando à solução de seus problemas comuns e estimular e facilitar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das empresas do setor com vistas à sua competitividade. Deverá também coletar, selecionar e difundir dados, informações e conhecimentos, visando ao desenvolvimento tecnológico das empresas do setor; entender-se com os Poderes Públicos e entidades de classe defendendo o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional e, ainda, defender a livre iniciativa e coordenar as ações das empresas associadas nas metas comuns.
Além de uma participação virtual, alguns diretores da nova Associação fizeram questão de comparecer à sede, para assinar o termo de fundação da ABRAPEM. “Estamos iniciando um novo ciclo. A Associação chega para permitir que possamos ampliar os serviços que vêm sendo feitos pelo Sindicato. O objetivo não é dividir, mas somar forças na defesa da atividade e no fortalecimento da metrologia como um todo”, finaliza Amarante.