O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, esteve no dia 6 na sede da Apas (Associação Paulista de Supermercados) para o lançamento da Cartilha Ipem-SP Explica Supermercados, um material desenvolvido como resultado do termo de cooperação técnica entre as duas instituições.
A cartilha tem como objetivo apoiar a disseminação de boas práticas e orientações técnicas para o setor supermercadista. Com conteúdo elaborado pela equipe técnica do Ipem-SP, o material oferece informações valiosas para os consumidores, incluindo dicas sobre a compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos e itens com o selo do Inmetro. Acesse a cartilha https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/CartilhaIpemApas2025.pdf que também está disponível no site do Ipem-SP, link “publicações”.
“O Ipem-SP tem um papel importante na fiscalização dos supermercados, mas entendemos que a educação é o principal componente de nossa atuação. Através desta importante parceria, fazemos treinamento com os supermercadistas e produzimos a cartilha para orientar os procedimentos, levando informação e os principais problemas que são encontrados no mercado. Entendemos que falta informação especialmente para os micro e pequenos empreendedores e por isso precisamos ter capilaridade, o que esta parceria com a Apas facilita bastante. A cartilha está com linguagem acessível, fácil de ler, com uma estética bonita”, explica o superintendente da autarquia, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
O lançamento foi realizado durante reunião e almoço que foram abordadas as principais dúvidas dos supermercadistas em relação aos processos de verificação e fiscalização, além de reforçada a importância do treinamento e da disseminação de conteúdo educativo junto aos associados. Na ocasião estiveram presente toda a Diretoria Regional e Distrital da Apas.
Carlos Amarante, presidente do Sibapem, parabenizou o Instituto pela ação de difundir esse material, e destacou o quão importante é que os consumidores estejam bem informados e orientados sobre os problemas no setor supermercadista.
“Uma cartilha como essa coloca o consumidor final em uma posição de destaque na cadeia de compra, como deve ser, pois, quando o comprador exige um produto de qualidade, isso leva os fabricantes a produzirem de acordo com a demanda. Isso corrobora para a criação de um ambiente de comércio saudável e forte”, afirma Amarante.
Após o encontro, o Ipem-SP dará continuidade à agenda institucional da Apas nas diretorias distritais e regionais, reforçando o compromisso com a qualidade e a transparência nas relações de consumo no setor supermercadista.
Essa cooperação, além de dar visibilidade à Cultura da Infraestrutura da Qualidade, também promove o apoio do Ipem-SP junto aos consumidores e empresários, levando segurança e confiança na aquisição dos produtos adquiridos pela sociedade paulista por meio da rede supermercadista.