O Ipem-SP divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a julho deste ano. Além de ações específicas, as fiscalizações também podem ser feitas a partir de denúncias de consumidores, através da Ouvidoria.
No período foram 1.450 atendimentos. Desses, 755 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 695 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 418 casos foram fiscalizados e concluídos e 277 se encontram em andamento. Entre os fiscalizados, 123 foram reprovados.
Adaptador de plugue e tomada liderou o número de reclamações com maior incidência de reprovações: 100%. Apesar da liderança de reclamações ter sido em bombas de combustíveis, com 441 registros, apenas 61 eram procedentes.
Segurança em aparelhos eletrodomésticos esteve nos destaques do ranking com 44 denúncias, sendo 11 procedentes, assim como dispositivos elétricos de baixa tensão, entre eles, conectores, lâmpadas, luminárias e extensão elétrica do tipo enrolada, com 27 reclamações, sendo 12 procedentes.
Balanças, brinquedos, dispenser de GNV, inspeção técnica de manutenção de extintores de incêndio, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, bebedouros, lâmpadas LED, produtos têxteis, colchões, carne bovina, extintores de incêndio, entre outros, foram denunciados.
No mesmo período em 2020, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 2.520 atendimentos com grau de satisfação da população de 95%. De janeiro a dezembro de 2020, foram registrados 3.748 atendimentos com grau de satisfação da população de 93,3%.
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